segunda-feira, 26 de maio de 2008

AMIGOS DE FRANCISCO



Os Companheiros de São Francisco
Francisco iniciou a sua missão espiritual, sozinho, explorando o seu Eu interno, e buscando as respostas para aquele sentimento que lhe vinha do fundo da alma. Criou uma rotina que consistia nos trabalhos de reconstrução de S. Damião (e mais tarde, Porciúncula e S. Pedro) na visita à leprosaria para cuidar carinhosamente dos seus leprosos, o peditório de comida para seu sustento à porta das casas de Assis e ainda horas de retiro nas grutas do Monte Subásio para oração e meditação.
Mas Deus tinha algo de grandioso para lhe confiar e, para isso Francisco necessitava de ajuda. A sua vida espiritual não se podia resumir a abraçar a humildade, a longas horas de comunhão com Deus e à prática da caridade. Devia sair pelo mundo anunciando a sua alegria e a sua mensagem de Amor e Humildade. O primeiro a dirigir-se a Francisco com o intuito de o seguir foi Bernardo, mas logo outros o seguiram. Francisco nunca procurou angariar seguidores. Antes, eram estes que em observação do seu exemplo e dos seus discursos na igreja de S. Rufino ou em qualquer praça pública sentiam o impulso e decidiam abandonar a sua vida material e entregar-se à vida de rigorosa humildade e espiritualidade defendida por Francisco de Assis.
Milhares o fizeram. Alguns não aguentaram a dureza da prova - traduzida em sacrifício físico, fome, cansaço, frio e humilhação pública - e acabaram por desistir. Mas muitos mais foram os que seguiram Francisco até ao final dos seus dias e perpetuaram a sua herança espiritual até aos dias de hoje.
Quando o grupo chegou a 12 irmãos, São Francisco decidiu ir até Roma e pedir ao Papa autorização para viverem a forma mais pura do Evangelho, conforme o desejo e a escolha que fizeram. O Papa achou que seria muito duro para ele esse modo de vida, porém deu permissão e também autorizou que eles pudessem pregar. Durante esse período de visita, o Papa teve um sinal profético e reconheceu em Francisco, o homem que em seu sonho segurava a Igreja como uma coluna. Muitos outros Irmãos foram se juntando ao grupo, desejando viver conforme Francisco. Os frades fizeram suas habitações em choupanas ao redor da Igrejinha da Porciúncula. Dividiam as actividades entre oração, ajuda aos pobres, cuidados aos leprosos, e pregações nas cidades, também se dedicavam às actividades missionárias, indo 2 a 2 até lugares distantes; eram alegres, pacíficos e amigos dos pobres.Uma grande preciosidade para Francisco e a Ordem dos Frades Menores veio de uma jovem, de família nobre de Assis, chamada
Clara. Ela procurou Francisco pedindo para viver o mesmo modo de vida, segundo o Evangelho. Elaajustou o modo de vida dos Frades, para mulheres e recebeu, por sua vez, muitas companheiras de conversão.
Muitos Cristãos ouvindo Francisco de Assis, decidiram seguir o seu exemplo e ensinamento, alguns pediam conselhos, e Francisco dava orientações conforme o estado de vida de cada um.
o.f.m.

0 comentários:

 
© 2007 Template feito por Templates para Você