quinta-feira, 29 de março de 2007

PENAJÓIA


PENAJÓIA


“De onde és?
– Eu cá sou da Penajóia.
A espada vai na burra.
Se queres alguma coisa salta cá p’ra rua!”

Freguesia do concelho de Lamego, comarca e diocese, pertence ao distrito de Viseu e está situada na bacia hidrográfica do Douro. Penajóia, cujo padroeiro é S. Salvador, ocupa uma área de 10,3 km2 e localiza-se a cerca de 13 km da sede concelhia.
Apresenta um acentuado decréscimo populacional que se tem vindo a acentuar desde 1991 até à data, sendo que se passou de 1405 habitantes para 1247. esta situação poder-se-á dever, entre outros factores, à emigração para outros países como França, Suíça, Luxemburgo, Alemanha e Inglaterra.Várias “villas” rústicas reorganizadas na época das invasões germânicas, terão alastrado o povoamento de alguns lugares da actual freguesia. Muitas delas chegaram até a ter cartas de foro privado (Molães, Vila Chã, Pousada, Guidixe e Lagoas), o que se deverá ao facto de estarem relativamente afastadas umas das outras por razões geográficas.

Formavam, no entanto, um concelho Medieval com carta de Foral Geral assinada por D. Afonso I. Documento pelo qual se constituía o concelho, se regulava a administração e se indicava os seus limites e privilégios.Penajóia foi vila e couto com justiça própria, mas na segunda metade do séc. XIV, já não possuía regalias municipais, pertencendo à comarca de Lamego. D. Manuel concedeu-lhe foral novamente a 15 de Julho de 1514.


Toponímia:

No séc. XIII chamava-se Pena Juia, pois foi este o primeiro topónimo. Ao que tudo indica, o povoamento derivará dum Castelo (também dito Pena), cuja presença já só é testemunhada pela memória toponímica. Há quem pense que o cognome Júlia donde derivou o tal “Juya” e a “Jóia” de agora, era uma invocação romana a esta terra. Penajóia aparece em documento escrito com o nome de Pena Júlia, pela primeira vez em 1130. O nome foi posto pelos romanos a um castro então existente nesta zona, aquando da Romanização da península Ibérica, em honra do seu Imperador Júlio César. A associação do termo Pena é mais compreensível tendo em conta a abundância de sítios castrejos e fortificações acasteladas, que na Idade Média, quase invariavelmente se diziam Penas e Penelas.

0 comentários:

 
© 2007 Template feito por Templates para Você