quarta-feira, 28 de novembro de 2007

PARA SERVIR A POPULAÇÃO DE PENAJÓIA



Penajóia, temos vários serviços e bens, de que queremos fazer menção sem esquecer algum. No edifício da Sede da Junta, em Molães, funcionam os serviços da mesma Junta, o Posto de Saúde e a estação dos CTT. Presentemente o funcionário da Junta atende nas horas diferentes do serviço do Médico, que vem de 2ª a 6ª feira em horários diferenciados pela manhã e pela tarde. Os CCT são atendidos por um funcionário que distribui o correio em alguns lugares e está em serviço permanente da parte da tarde, até às 17:30. Um outro funcionário distribui a correspondência noutra parte da Penajóia e vai para Lamego logo que o seu trabalho esteja termnado. Não sendo o ideal, foi o possível para a Penajóia nos tempos que correm.
Serviço Escolar:
Penajóia te três edifícios escolares, em S. Geão, Molães e Valclaro. No de S. Geão funcionam duas salas, têm apoio escolar e cantina servindo S. Geão, Torre, a parte ribeirinha desde o Moledo à Curvaceira e do Ribeiro a Corujais, Palheiros e Pousada. Ali funciona também o Posto da Telescola, hoje chamada E.B. No edifício de Molães, situado acima do Paço funcionam também duas salas com apoio escolar repartido com Valclaro. Possui cantina. Presentemente funciona em Molães, na Sede da Junta, devido a obras no edifício. O de Vaclaro só tem uma sala a funcionar, a cantina funciona ligada à sala de aula. Tem uma empregada de limpeza. Há dois Jardins Infantis, um a funcionar no lugar da Igreja e que serve Molães, Valvlaro e a parte alta da freguesia e outro em S. Geão, servindo a zona equivalente à Escola do lugar. Presentemente, funciona na Sede da Junta o Ensino Recorrente (2º Ciclo), com carácter transitório, pois logo que haja exames para os alunos inscritos, deixará de funcionar.
Adega Cooperativa:
À muitos anos que a Penajóia está dotada de uma Adega Cooperativa para a transformação das uvas em vinho generoso e de pasto. Situada junto da estrada, na zona de Caldelas ou Mó, está dotada de meios aptos à elaboração do vinho e seu comércio em garrafas e garrafões. O vinho generoso (Vinho do Porto) é vendido às casas especializadas e não é engarrafado por conta da Adega, que por isso não tem marcas de Vinho do Porto. Fundada em 1962, tem 933 associados, mesmo que alguns nem sempre tenham entregue a sua produção na Adega. Apesar de tudo a média de laboração anda pelas 2000 pipas anuais, sendo 1100 de vinho generoso e 900 de vinho de pasto. Comercializa o vinho generoso a granel, mas o vinho de mesa sai engarrafado ou engarrafonado. Também tem VQPRD, quer dizer Vinho de Qualidade Produzido em Região Demarcada, que se vende engarrafado. A linha de engarrafamento tem a capacidade de 3000 garrafas por hora, com a colocação de selo, rótulo, contra rótulo e cápsula. Além do vinho, tem Aguardente Bagaceira Velha de 1983. A sua capacidade de armazenamento é de 7000 pipas. Comercializa vinhos com as seguintes marcas: San Fragustus 91 e 92, Caldelas Tinto de 95 e 96, Poça d'Alva Branco e Jóia Rosé.
ECOS DE PENAJOIA
JJC

0 comentários:

 
© 2007 Template feito por Templates para Você