sábado, 4 de abril de 2009

800 ANOS DA APROVAÇÃO DA REGRA DA ORDEM DOS FRADES MENORES




Celebrar 800 anos OFM

O Presidente da República, Prof. Aníbal Cavaco Silva, recebeu, na manhã do passado dia 30 de Março, o Ministro Geral e o Provincial da Ordem dos Frades Menores em Portugal, para além de outros membros da Ordem Franciscana.
Este encontro na Presidência da República teve como propósito manifestar o sentimento de gratidão dos Franciscanos ao povo português, na pessoa do seu Presidente, pelo acolhimento dado ao ideal de São Francisco de Assis desde os inícios da sua Ordem. De facto, os franciscanos estabeleceram-se em Portugal em 1217, cumprindo determinação do Capítulo Geral desse ano que os enviara em missão para fora da Itália. Nesse mesmo ano erigiram os conventos/eremitérios de Alenquer, Guimarães e Lisboa. A história gravou o nome de dois destes pioneiros: Frei Zacarias de Roma, em Alenquer, e Frei Gualter que o povo celebra ainda em Guimarães.
O Ministro Geral da Ordem dos Frades Menores, Frei José Rodríguez Carballo, esteve em Portugal de 30 a 31 de Março, nas celebrações dos 800 anos da aprovação da Regra de São Francisco de Assis e da fundação da Ordem dos Frades Menores.
Esta visita situou-se no cerne do movimento celebrativo pelo qual, «em espírito de ‘Graça das Origens’ e do chamamento do ‘Espírito de Assis’, somos convidados a valorizar e difundir a actualidade e perene vitalidade da vocação franciscana» – sublinhou o Ministro Provincial dos Franciscanos em Portugal, Frei Vítor José Melícias Lopes.

0 comentários:

 
© 2007 Template feito por Templates para Você