quarta-feira, 10 de junho de 2009

OFM - Governo Geral

Na manhã do dia 04 de Junho de 2009, os 152 irmãos capitulares, representantes de toda a Ordem dos Frades Menores (Franciscanos), reunidos em Santa Maria dos Anjos (Assis – Itália), reelegeram Frei José Rodríguez Carballo como Ministro Geral.
No rito de eleição, presidido pelo Delegado Papal, Cardeal Dom José Saraiva Martins, Frei José Carballo aceitou novamente este «tempo de serviço», recebendo das mãos do purpurado o «selo de toda a Ordem dos Frades Menores». (cf. imagem no destaque).
Frei José Rodríguez Carballo tem 56 anos e é natural da Galiza (Espanha). Além do cargo de Ministro Geral, que exerceu no último sexénio, foi Secretário Geral para a Formação e os Estudos, Presidente da União dos Frades Menores da Europa (UFME), Ministro da Província Franciscana de Santiago de Compostela e Mestre de religiosos em período de formação. É licenciado em Teologia Bíblica (Jerusalém) e em Sagrada Escritura (Roma), tendo sido professor destas disciplinas na Faculdade de Teologia da Universidade de Santiago de Compostela.
---- ---- ----
No dia seguinte, 05 de Junho, os irmãos capitulares elegeram para Vigário Geral da Ordem dos Frades Menores, Frei Michael Perry, franciscano norte-americano de 55 anos. Ministro Provincial da Província do Sagrado Coração de Jesus (EUA), foi formador, missionário na República Democrática do Congo (10 anos) e integrou a Comissão Internacional de Justiça Paz e Integridade da Criação. O seu curriculum académico inclui um Doutoramento em Antropologia Teológica, um Mestrado em Teologia, um Mestrado em Formação Sacerdotal e um Bacharelato em História e Filosofia.
---- ---- ----
No dia 06 de Junho, o Capítulo Geral deu por terminada a sua tarefa electiva, elegendo Definidores da Ordem:- Para a Região da África e Médio Oriente: Frei Vincent Mduduzi Zungu, franciscano sul-africano, de 43 anos.- Para a Região da Ásia e Oceânia: Frei Paskalis Bruno Syukur, franciscano indonésio, de 47 anos.- Para a Região Anglófona: Frei Francis Walter, franciscano norte-americano, de 59 anos.- Para a Região da Europa Central: Frei Roger Marchal, franciscano francês, de 55 anos.- Para a Região Ibérica: Frei Vicente-Emilia Felipe Tapia, franciscano espanhol, de 58 anos.- Para a Região Italiana: Frei Vincenzo Brocannelli, franciscano italiano, de 66 anos.- Para a Região Eslava: Frei Ernest Karol Sielierka, franciscano polaco, de 49 anos.- Para a Região Latino-americana: Frei Nestor Inácio Schwerz, franciscano brasileiro, de 60 anos; e Frei Julio César Bunader, franciscano argentino, com 58 anos.

0 comentários:

 
© 2007 Template feito por Templates para Você