domingo, 20 de julho de 2008

CONHEÇA PENAJOIA

VALCLARO – PENAJÓIA
Este lugar fica situado no extremo sul e oeste da freguesia, no meio da encosta entre o Rio Douro e a estrada de Lamego Resende. Entende-se por VALCLRO uma vasta zona desde Lagoas a Ferreiros, do Rego ao Penedo, e da Mata ao lugar d’Além, com as Pocinhas, Extremadouro e Portela.
Está voltada para Mesão-Frio, na outra margem do Douro.
Este lugar já em 1755 tinha tinta e sete fogos. Das suas casas de construção segura e tipicamente popular, harmoniosa e de janelas voltadas para o rio Douro, desfruta-se uma paisagem deslumbrante de tons verdes, do tom das vinhas e do arvoredo que as envolvem.
São casas queimadas pelo sol, que escondem algumas vidas queimadas de mágoas. Em cada habitante mora um pedaço do povo, que tem um pouco da vida de cada um.
Nas varandas há vasos com diferentes flores. Aqui e ali, crianças que brincam todo o dia. As galinhas, à solta correm desvairadas pelos caminhos perseguidas pelos cães.
Neste lugar há uma Quinta a do Extremadouro, com casa solarenga, que foi pertença do Visconde de Valmor. Fica em sítio alegre, vistoso e fértil.
A grande aposta do povo insiste na reanimação da vida tradicional, mostrando essa face oculta que sobrevive ainda, à custa de alguns anciãos, dando à aldeia a dignidade que merece.
Tem este lugar uma capela dedicada a Nossa Senhora da Piedade, que, segundo os antigos, foi trazida da Quinta do Extremadouro para o lugar actual. Serve de lugar de culto para os cristãos da zona e na porta lateral está a data de 1883, que faz história e refere a data em que foi transferida para ali.
A imagem de Nossa Senhora da Piedade é muito linda e de estilo barroco.
Tem Escola Primária e algumas Quintas.
O povo trabalha os campos e dai consegue o sustento para o agregado familiar. Com o seu esforço vão conseguindo boa qualidade de fruta. E bem pode dizer-se que a gente de Valclaro faz do seu trabalho um hino à beleza da sua terra.
Fr. Jose de Jesus Cardoso,ofm.

0 comentários:

 
© 2007 Template feito por Templates para Você