quarta-feira, 16 de maio de 2007

LENTE DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA



DE MOLÃES AO GOVERNO DA UNIVERSIDADE



Ao 17 de Fevereiro de 1799, na povoação de Molães, desta freguesia de Penajóia, nasceu José Ernesto de Carvalho e Rêgo, que havia de ser lente jubilada da Faculdade de Tecnologia e Vice-Reitor da Universidade de Coimbra, desde 1854.
Foram seus pais, José da Conceição Carvalho e Rêgo, proprietário e professor de música, e D. Joaquina de Almeida.
Aos dezassete anos entrou para o Mosteiro de Tibães; três anos depois completava em Coimbra, o curso de Filosofia. No mosteiro de Santa Cruz na cidade doutora, recebeu a ordenação sacerdotal das mãos do bispo de Lamego.
Tinha então vinte e dois anos. Logo se matriculou em teologia, e foi aluno premiado sucessivamente tomou o bacharelato, formou-se, e recebeu o grau de doutor.
Com vinte e seis anos era superior do colégio de S. Bento, também em Coimbra.
Foi lente e proprietário na Sagrada Teologia e nomeado Vice-Reitor vitalício da Universidade.
Naqueles tempos surgiam grandes tempestades no governo académico, e vários reitores uns após outros, foram demitidos, por não poderem sustentar-se à frente dos estudantes.
Duma dessas vezes já aqui se falou – no nº 4 um estudante célebre. «Mas logo que o senhor Doutor José Ernesto assumiu o poder sem a mínima violência, a academia entrou na ordem (... ) era homem que mais sabia pedir como amigo e pai, do que ordenar como superior«. Fica mais um ilustre Penajoiense, à espera que se lembrem do nome, como ele merece...

F.J.C.Laranjo / Lamego Julho 1980.

0 comentários:

 
© 2007 Template feito por Templates para Você