domingo, 30 de março de 2008

MOLÃES



MOLÃES – PENAJOIA

Formosa aldeia da Penajóia, fica situada na margem esquerda do rio Douro, voltada para o majestoso arcaboiço da Serra do Marão. É a aldeia mais central da freguesia e onde estão instalados os serviços dos Correios, Junta de Freguesia, Posto de saúde e Igreja Paroquial. Aqui passa a estrada Lamego ao Porto, por Cinfães. A cruzar a Aldeia, estão os caminhos que sobem para o monte e descem para o rio Douro.
É uma aldeia antiga, onde existem algumas casas brasonadas e outras de bela construção, que pertencem a famílias abastadas e nobres.
Foi neste povo de Molães que nasceu um dos mais notáveis clérigos da Penajóia, o Dr .P. José Ernesto de Carvalho Rego, lente Jubilado em Teologia, Cavaleiro da Ordem de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa, da Ordem do Rosário do Brasil, Conselheiro e Vice-Reitorda Universidade de Coimbra. Nesta cidade faleceu a 28 de Novembro de 1875, com 77 anos de idade incompletos. Nasceu na povoação de Molães, no dia 17 de Fevereiro de 1779 e seus pais foram José da Conceição Carvalho Rego e D. Ana Joaquina d’Almeida.
Era religioso Beneditino, tendo professado no Convento de Tibães a 16 de Março de 1817.
Com a sua morte perdeu a Universidade um dos seus mais distintos ornamentos e a freguesia da Penajóia um dos seus filhos que mais a enobreceram.
Molães, após a construção da nova Igreja passou a ser lugar de encontro depois da missa dominical ou à tarde no fim do trabalho. A Igreja, que já celebrou os 50 anos e a estrada vieram dar-lhe vida a Molães.

Frei José Jesus Cardoso, OFM.

2 comentários:

Armando Ribeiro disse...

Amigo Frei Cardoso
Um abraço. Fui contactado por uma senhora prima de António Correia Dias/Cecília Meireles que queria saber através de si onde era o leilão do Cancioneirinho do Moledo da Penajóia e quando era. Vão contactá-lo do Brasil pela Internet sobre o assunto: Vim para o computador e encontrei o seu blog; pode contactar coigo por : ardurius@gmail.com. Um abraço P.e Armando

Caligula disse...

Bom dia

Vi o seu blog e achei estranho que José Ernesto de Carvalho e Rêgo seja de seu conhecimento , pois esse é o nome de meu pai , e o mais curioso é que tenho em casa um retrato de um antepassado que tinha esse mesmo nome e foi Prof. Catedratico em Coimbra , Será da mesma pessoa que falamos ???Sei que este antepassado nasceu no norte e está sepultado em coimbra .

Poderá enviar um mail seu para cbr.lda@netcabo.pt

Com os melhores cumprimentos

 
© 2007 Template feito por Templates para Você