segunda-feira, 28 de abril de 2008

UMA PENAJÓIA MAIS JUSTA E MAIS PRÓSPERA

Texto, enviado por um assinante do nosso Jornal, demonstra interesse e atenção pelas realidades da nossa Terra.
Ao longo de várias linhas - como diz – desabafa falando sobre o que vê e sente no seu desenvolvimento actual e o que
gostaria de ver desenvolvido para o bem estar das suas gentes. Transcrevemos o texto que nos parece oportuno para
que os nossos assinantes e penajoienses também reflictam e se debrucem sobre o que queremos e pretendemos para o
Crescimento permanente da nossa Terra. E agradecemos o envio do presente texto.
"Sou um vosso conterrâneo residente em Lisboa há 49 anos. Sempre estive ligado às notícias da Terra por visita pessoal e porque sou assinante do vosso Jornal. Quero dar os parabéns a todos os seus colaboradores pela forma como escrevem e divulgam
o nome da nossa Terra: Penajóia.
Ao longo dos anos ouviu-se falar de diversos "melhoramentos"para a freguesia, como por exemplo : saneamento, água ao domicílio, estradas, etc. Tudo isto é muito importante mas tem andado tão devagarinho... ao ponto de algumas zonas nem terem saneamento porque continuam a fazer fossas, ora fechadas ora a céu aberto, e a verterem para os campos.. .
Águas... Algumas pessoas já a têm em casa, outras porque
a "meteram "noutros tempos comprando
Nascentes no monte, outros... bem, outros continuam a
fazer a "vida de outros tempos"...ou vão à fonte com cântaro ou pedem ao vizinho que lho deixe encher.
Em relação às estradas, de facto, "melhorou "muito com a abertura de algumas e agora a estrada Molães Santíssimo Salvador, assim como para a zona do Ribeiro.
A tudo isto se chama desenvolvimento. O bem-estar das pessoas é fundamental para que se fixem na sua própria Terra. A falta desse bem estar leva ao êxodo e é por isso que algumas zonas começam a ficar desertas como por exemplo o lugar da Mata, alguns pontos de Valc1aro, Ribeira e com certeza outros mais.
Que pena as coisas virem tão tarde e tão devagarinho... Tudo isto deveria ter sido feito há vinte ou trinta anos, mas como diz o ditado "vale mais tarde do que nunca."
Tenho a dizer e louvo o desenvolvimento das mentalidades, em especial das gentes da Pena jóia que já vão dando um pedaço de terra para isto e para aquilo. Meus Senhores, há alguns anos atrás eram impensável uma pessoa dar um palmo de terra!
Mesmo com este visível desenvolvimento, na minha opinião, Pena jóia, ainda está um pouco aquém de algumas freguesias limítrofes.
Ainda assim e por tudo isto Louvo o esforço desenvolvido pelas pessoas responsáveis, considerando que nesta vida nada é fácil, mas apelo para que façam da Penajóia uma Terra mais justa e mais próspera, com gentes mais felizes. Para sofrer já bastou no tempo dos nossos pais.
Nesta mensagem ou desabafo como lhe queiram chamar ainda me quero referir às placas sinalizadoras.
Penajóia tem excelentes referências para se divulgar o seu nome. Fazer um pouco de publicidade dos produtos da Terra, em muros devidamente preparados, em lugares com bastante visibilidade que existem muitos, adaptando placas para o efeito, embora com moderação, é algo para ponderar.
Exemplos: Penajóia Terra da boa cereja
Penajóia Terra do bom vinho
António Matias Coelho.
ECOS DE PENAJÓIA / ABRIL DE 2008.

0 comentários:

 
© 2007 Template feito por Templates para Você