domingo, 25 de maio de 2008

POUSADA - PENAJÓIA



POUSADA - LUGAR DE PENAJOIA

Pousada é uma bonita povoação, bem situada, na encosta da margem esquerda do Rio Douro e muito próxima da estrada Lamego-Resende.
É pequena e pouco ou nada se sabe das suas origens. As casas são de traço tradicional, sobressaindo a casa da Família Montenegro, conhecida por casa de pousada.
Ali se conserva ainda a que foi pertença do Comendador Francisco de Magalhães da Fonseca, pertença também da Família Montenegro.
Em tempos não muito recuados, houve neste local uma pequena central eléctrica, que distribuía a energia ao lugar e outros vizinhos.
Recordo que, no meu tempo de rapaz, existiu neste lugar um senhor, já falecido, que tinha um grande rebanho de cabras, de cujo leite se fazia o célebre queijinho da terra. Era homem forte, rijo como a montanha, com um bigode soberbo.
Havia e há ainda, nesta povoação, um lagar de azeite.
Pousada é um lugar pitoresco, um pequeno cantinho no conjunto da Penajóia.
Difícil de definir, Chamam alguns Pousada a casa à beira da estrada, outros ao conjunto de 4 ou 5 mais abaixo.
À sua volta ficam a Cruz, Pinheiro, Corujais, Palheiros. Poça d’Alva mais perto da estrada, a Mó, do outro lado e mais perto da Adega. Um conjunto de pequenos lugares, que se dividem religiosamente por Molães e S. Geão, com a Escola de S. Geão, um estabelecimento na estrada onde se abastecem, indo alguns a S.Geão e outros a Molães, conforme os gostos e amizades.
Ali se situa a Casa do Barão, célebre desde há muitos anos, pois um dos seus membros foi dos primeiros industriais de camionagem, com carreiras para Lamego. Hoje mora ali um industrial de Terraplanagens, Integrado pelo casamento na família Barão.

Fr. José de Jesus Cardoso, ofm.

1 comentários:

maria jose disse...

OI,TENHO IMENSAS SAUDADES DE PENAJOIA.NASCI AÍ MAS COM 12 ANOS TIVE DE IR TRABALHAR PARA LISBOA,NESTE MOMENTO MORO EM AVEIRO MAS NAO ESQUEÇO A ALDEIA DO MEU CORAÇAO MARIA JOSE MORAIS

 
© 2007 Template feito por Templates para Você