quarta-feira, 18 de abril de 2007

A PROPOSITO DA CAPELA DE S.GEÃO

Dr.Laranjo

CAPELA DE S.GEÃO


Aqui há uns duzentos anos, em S.Geão da Penajóia, não se dizia a capela de Nossa Senhora da Encarnação. Era a capela de Nossa Senhora de S. Geão. Ali se iam a sepultar os fiéis do lugar, mais os vizinhos da Corvaceira, antes que se fizesse o cemitério, que hoje encontramos ao lado.
Diziam velhos livros, que era capela de muito valor, porque tinha três altares, era a maior depois da paroquial e, até “Superior a muitas das nossas egrejas parochiaes”...
Neste pova de S. Geão houve, em tempos antigos, uma mulher tão rica que, no testamento, mandou que se dissesse pela sua alma treze mil missas!. Segundo conta o Doutor Pedro Augusto Ferreira. Mas há mais que contar deste lugar.
Muitas vezes demorámos em S. Geão, e acontecia-nos encontrar a capela sempre fechada. Uma vez, em que andava em obras, foi-nos possível a visita.
Já vimos muitos santuários, modestos uns, sumptuosos outros. Por isso não julgávamos que iríamos ficar pasmados. Mas, ficamos. Frente a frente dois altares com o Senhor Crucificado, de proporções notáveis e sensivelmente iguais, como que em concorrência de veneração – O Senhor da Misericórdia e o Senhor dos Milagres...
Aonde chegou a ignorância de velhos antepassados, e a negligência do pároco desses tempos?!
Íamos a observar aquele “pleonasmo”, achando mais a propósito colocar uma das esculturas no altar- mor, quando uma “sapiente doutora em Teologia, Direito Canónico e em arte” nos ameaçou de excomunhão e quase nos “ chumbou”, reduzindo-nos à nossa insignificância.
De pronto, fizemos ali solene promessa à Senhora da Encarnação de, pacientemente, sofrer-mos aquela mágoa (que certamente naquele lugar a Mãe de Deus também sofre), quedando-nos no silêncio.
De regresso, pelo caminho, pensámos que, por oportuna conveniência, se poderia escrever aquela passagem do sermão da montanha, em termos modernos: Bem aventurados os pobres em espírito...


Ecos de Penajóia

0 comentários:

 
© 2007 Template feito por Templates para Você